Festival Poesia à Mesa celebra os 50 anos do 25 de Abril

De 1 a 21 de março, São João da Madeira recebe a 22ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa. Os 50 anos do 25 de Abril dão o mote para esta edição, que celebra a vida e obra de Ary dos Santos, Fernando Assis Pacheco, Manuel Alegre, José Fanha, José Jorge Letria e Maria Teresa Horta.

Das várias iniciativas já apresentadas pela organização, destaque para a presença de Alice Neto de Sousa que, a 7 de março, vai apresentar vários poemas com tradução e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Na programação do Poesia à Mesa consta também uma Peregrinação Poética que contará com a participação especial do ator e encenador André Gago. Num momento de convívio e partilha de poesia, a Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses será conduzida pela professora e crítica literária Cristina Marques, no fim de tarde do dia 14 de março.

Já o Serão Poético contará com a presença do músico Fernando Tordo. Considerado um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal, Fernando Tordo é o convidado de um serão conduzido pelo poeta José Fanha, na noite de 15 de março.

O espetáculo de encerramento do festival acontecerá precisamente no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com Paulo de Carvalho, nome fundamental e decisivo na música portuguesa. O programa completo pode ser consultado neste link.