“O vento assobiando nas gruas” chega aos cinemas em Fevereiro

O filme “O vento assobiando nas gruas”, realizado por Jeanne Waltz a partir de um romance de Lídia Jorge, vai ter estreia em Portugal no próximo dia 29 de Fevereiro.

O filme é uma co-produção entre Portugal e a Suíça e parte do romance homónimo de Lídia Jorge, publicado em 2002, e que lhe valeu vários prémios literários, entre os quais o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

A figura central da história é Milene Leandro, uma jovem mulher que se vê abandonada, mas independente, com a morte da avó e com os tios de férias no estrangeiro. É numa antiga fábrica de conservas da família Leandro que Milene é encontrada pelos cabo-verdianos Mata, que escolheram aquele local para viver, refere a sinopse.

A rodagem aconteceu no Algarve, em Tavira e Vila Real de Santo António, com equipas técnicas e artísticas portuguesas e cabo-verdianas, sendo o elenco encabeçado por Rita Cabaço e Milton Lopes, explica a produtora.

O filme conta ainda com Maria Fortes, Beatriz Batarda, Isabel Muñoz Cardoso, Clara Maciel, Rúben Garcia, João Lagarto, Romeu Runa, Ana Zanatti e Dino d’Santiago (que aqui se estreia enquanto actor).

O músico português revelou também “Filho do Vento”, uma composição de Dino D’Santiago em colaboração com Toty Sa’Med (que também assina a produção) destaca-se como uma obra poderosa, repleta de emoção e intensidade, que capta de forma sublime as nuances do enredo do filme.