2ª Edição do Prémio Poesia Oeiras: inscrições abertas

As inscrições para a 2ª Edição do Prémio Poesia Oeiras decorrem entre o dia 15 de dezembro e o dia 31 de janeiro de 2024. A inscrição será realizada via plataforma eletrónica, que ficará disponível no dia 15 de dezembro. Consulte todas as condições no Regulamento, disponível aqui.

Procurando resgatar a prática municipal de instituir galardões que visem promover a poesia, contribuindo assim para o alargamento das literacias e da promoção da leitura, o Município de Oeiras resolveu instituir o Prémio de Poesia de Oeiras.

Na primeira edição do Prémio de Poesia de Oeiras, no que diz respeito à categoria Revelação, concorreram 614 títulos, sendo 386 oriundos de Portugal, 197 do Brasil, 15 de Moçambique, 12 de Angola, 2 de Cabo Verde, um de São Tomé e 1 não identificável.

No que reporta à categoria Consagração, o Prémio de Poesia de Oeiras recebeu 119 livros, 92 dos quais de autores portugueses, 17 de autores brasileiros, 4 moçambicanos, 3 angolanos, 2 cabo-verdianos e um são-tomense.

O primeiro lugar do Prémio de Poesia de Oeiras, na categoria Revelação, foi entregue a um português, Pedro Patada, relativamente à obra “A Fagulha” escrita sob pseudónimo Pedro Teias. O Júri também deliberou entregar uma Menção Honrosa ao brasileiro Sérgio Corrêa Miranda Filho relativamente à obra, “A Pressa dos Dias”.

Na modalidade Consagração, o primeiro lugar foi entregue ao brasileiro Eucanaã Ferraz, pelo título “Retratos com Erro” atribuído, segundo os membros do júri “pela alta criatividade e capacidade de ironia”, “onde estabelece um diálogo frutífero com a literatura em língua portuguesa”. Edição Tinta da China.