MAP regressa esta quinta-feira com a conferência “A República das Palavras”

Álvaro Laborinho Lúcio, Luca Argel, Isabela Figueiredo, Sandra Baldé (aka Umafricana) e Cláudia Marques Santos são os convidados de A República das Palavras, a conferência de abertura do MAP que acontece esta quinta-feira, pelas 18h30, no Hotel Vila Galé (Paço de Arcos). A entrada é livre.

Nesta conferência haverá muitos caminhos a explorar. Alguns vindos do passado, outros do presente e também aqueles que apontam para o futuro. Com um conjunto de convidados de várias gerações, saberes e mesmo lugares da língua portuguesa, a palavra vai estar, outra vez, em boas mãos.

A proximidade como força motriz

No mesmo dia, mas pelas 21h30, o Auditório José de Castro acolhe o Posto de Escuta. Com o objectivo de cimentar a partilha e a proximidade, bem como dar relevo às actividades desenvolvidas pelas associações do Município de Oeiras, este será um espectáculo onde todos poderão revelar o seu dinamismo e amor à palavra – seja ela a palavra poética dita, cantada, tricotada ou dançada. O Posto de Escuta terá a participação de A Palavra, A Voz de Paço de Arcos, Cantiga D’Alba, CCLAV – Centro Comunitário de Linda-a-Velha, Luchapa, (In)Temporal Chorus e USO – Universidade Sénior de Oeiras.

Música, poesia e dança marcam a 3ª edição do MAP

De 6 a 8 de Outubro muito irá acontecer no Parque Anjos, da tarde até ao pôr do sol. Com o djing de Discos Sortidos a dar o sinal de partida desta viagem, a palavra poética dita estará representada pelos vários poetas da Bolsa de Dizedores, membros da Associação Luchapa, os vencedores das edições do concurso Voz – O Poder da Palavra num momento apresentado por Pedro Freitas, ou ainda Alice Neto de Sousa. De realçar também a participação dos poetas da rede europeia Versopolis no espectáculo Versopolis – A World of Poetry, que junta José Anjos e Teresa Melo a  Susinukke Kosola e Iva Damjanovski.

No que toca à música também não faltam opções: da Reconstituição da República – um espectáculo criado a partir do livro de Viton Araujo e em que vários poetas e cantores apresentam a sua visão para uma nova Constituição Portuguesa – ao Poetry Clubbing (onde brilham nomes como Beatbombers, DJ Marfox, DJ Big + Sir Scratch, Yen Sung ou Selecta Alice), sem esquecer os grandes concertos de B Fachada, Duques do Precariado, Rainhas do Autoengano, Lula Pena eAna Deus, Aníbal Zola. Menção também para A Secreta Vida das Palavras, que nesta edição contará com actuações de Ana Bacalhau, Mafalda Veiga, Rita Braga e Silly.

A programação completa do MAP está disponível em mapoeiras.com/eventos.