MAP 2023: Nuno Artur Silva e Sir Scratch em destaque no próximo fim-de-semana; regressam as Conversas ao Espelho com Anabela Mota Ribeiro

Cumprida que está a fase mais intensa de programação, o MAP – Mostra de Artes da Palavra regressa já este fim-de-semana com três propostas: a estreia exclusiva de “Erros Meus, Poesia Incompleta”, um espectáculo de Nuno Artur Silva com a participação de Zé Pinheiro; o regresso das Conversas ao Espelho, agora com Bernardo Mendonça e Anabela Mota Ribeiro; e o workshop “Rap, Hip-Hop e Spoken Word”, orientado por Sir Scratch.

Isto não é um recital de poesia

“Erros Meus, Poesia Incompleta” é o título do espectáculo que Nuno Artur Silva estreará no MAP – Mostra de Artes da Palavra, no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, no dia 13 de outubro de 2023, sexta-feira, pelas 21h30. A entrada é gratuita.

O espectáculo, com cenografia audiovisual de ZefPinheiro, antecipa o livro de poesia com o mesmo nome que será publicado no próximo ano e inclui uma colecção de poemas de Nuno Artur Silva, escolhidos de entre aqueles que escreveu desde os anos oitenta aos nossos dias, incluindo textos inéditos e textos publicados, aqui em novas versões revistas e remisturadas.

Os textos escolhidos percorrem quatro décadas de trabalho e serão apresentados em diálogo com textos de outros autores do seu tempo, em instalações visuais, sonoras e musicais especialmente criadas para este recital.

 A palavra senta-se e olha-se ao espelho

Nesta terceira Conversa ao Espelho com artistas, escritores ou outras personalidades relacionadas com a palavra, é a vez do jornalista Bernardo Mendonça repetir a sua presença e ficar ao espelho com Anabela Mota Ribeiro. Uma conversa com irreverência e rigor, em que iremos saber mais sobre esta autora, a sua vida e os seus livros – em particular o mais recente, “O Quarto Do Bebé”, editado pela Quetzal. A sessão acontece no Palácio do Marquês de Pombal, a partir das 18h30 de sexta-feira.

Ser rapper por um dia

Nesta oficina de Rap, Hip-Hop e Spoken Word – que vai acontecer no dia 14 de Outubro, entre as 10h00 e 18h30, no Auditório José de Castro -, Sir Scratch vai orientar um grupo de até 12 participantes num workshop em torno dos princípios fundamentais destas práticas artísticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Se sempre quiseram subir a um palco ao ritmo dos vossos beats favoritos, inscrevam-se e tragam poemas, letras, ou até uma folha em branco – não é necessária experiência prévia para a participação. O resultado deste workshop será apresentado ao público nessa mesma noite, a partir das 21h00, num espectáculo de entrada livre.