Os Poetas do Povo estão de regresso à estrada. No próximo dia 11 de Novembro, pelas 21h30, a Fábrica das Palavras de Vila Franca de Xira acolhe a sessão “Os Poemas Possíveis de Saramago”.

Esta sessão terá a participação de Carla Bolito, Miguel Gonçalves Mendes, Filipe Valentim (teclados) e moderação de Nuno Miguel Guedes. A entrada é livre, mas deverá ser feita uma reserva para o email bmspal@cm-vfxira.pt.

Sim: de Saramago o tanto que conhecemos e nos ofereceu literariamente está, de forma justa e mais do que reconhecida, ligado à sua obra como romancista e novelista. Por isso e naturalmente a sua poesia terá sempre vivido à sombra do mesmo homem que a escreveu.

Mas vale a pena conhecê-la porque, ao mesmo tempo, dá-nos pistas para outro lado do autor e do homem. A poesia de Saramago é activista, engajada; mas também oferece um lado confessional e íntimo que dificilmente se reconhece na sua ficção. Por isso esta sessão: novas pistas, novas emoções e sobretudo descobertas poéticas deixadas pelo homem que foi José Saramago, tudo conversado e lido, de forma próxima e recíproca.