Avançar para o conteúdo

A Festa Criola celebra-se de 2 a 5 de Novembro em Lisboa

Depois de assegurar a programação musical do Jardim de Verão da Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto Lisboa Criola lança um grande festival de encerramento de 2022: a Festa Criola.

Festa Criola acontece de 2 a 5 de novembro, com inúmeros eventos no Castelo de São Jorge, em Marvila, no Rato e no Hub Criativo do Beato. O festival conta com apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a participação nos eventos é gratuita.

A programação integra cinco áreas, cada uma delas delineada com “o apoio de curadores com diversos backgrounds culturais”: a gastronomia conta com a curadoria de Inês Matos Andrade e, no campo artístico, Blaya é responsável pela programação de dança; DJ Ary Rafeiro pela música; Nash Does Work pelo sector das artes visuais; e Gisela Casimiro pela programação literária.

O programa completo estará brevemente disponível no site e página de Instagram do Lisboa Criola mas sabe-se, para já, que incluirá poemas de Alice Neto de Sousa, aulas de dance hall, oficinas de literatura infantil e actuações do Leo Middea Trio e dos DJ Swingueiro, Berlok e Umafricana.

O projecto Lisboa Criola pretende “celebrar e amplificar a mistura cultural” da cidade e arrancou em Julho do ano passado com uma programação online que junta artistas de áreas como a música, gastronomia e as artes plásticas, visuais e performativas.

Os responsáveis pelo Lisboa Criola salientam que, “mais do que influências”, pretendem “celebrar e promover confluências”. “Dar corpo a um movimento de mistura, de partilha, em que todos nos damos a conhecer, onde promovemos a empatia, a colaboração e a criação de algo novo, cada vez mais rico. E, assim, queremos ser galvanizadores de uma mentalidade de inclusão, diversidade e igualdade e ser o ponto de encontro entre todas as comunidades”, explicam.

O programa completo pode ser consultado aqui.