Festival de Poesia de Lisboa regressa para a 9ª edição

O Festival de Poesia de Lisboa está de regresso para a 9ª edição entre os dias 18 a 22 de Setembro, e terá curadoria de Alexandre Cortez (fundador da associação A Palavra, músico, produtor e fundador da Lisbon Poetry Orchestra). Maria do Rosário Pedreira será a autora homenageada num evento que tem como tema “Poesia é Liberdade / Poética do Combate”.

Detentora de uma vasta obra poética por muitos reconhecida pela forte componente lírica e pelo seu carácter intimista, nela predomina o universo feminino e manifesta-se a urgência de um novo espaço de liberdade para a mulher, permitindo-lhe assim uma outra voz, durante muito tempo calada por imposição social e cultural. Maria do Rosário Pedreira é também hoje uma voz essencial na poética do fado, sendo autora de inúmeras letras cantadas pelos grandes nomes deste género musical. É ainda autora de ficção tendo publicado romances e contos juvenis”, pode ler-se num texto assinado pelo curador Alexandre Cortez.

Apesar de o programa completo ainda não ser conhecido, Alexandre Cortez explica que “num ano em que se celebra o cinquentenário da mais importante data para a democracia portuguesa, o tema escolhido para dar o mote à nona edição do Festival de Poesia de Lisboa procura evidenciar o poder da palavra na construção de um mundo melhor. “Poesia é Liberdade / A Poética do Combate” é, na sua essência, um tributo à liberdade e àqueles que fizeram da poesia ferramenta para abrir portas para o futuro e lutar para que hoje possamos viver numa sociedade mais justa, livre e democrática. Nesta edição, será matéria de reflexão e debate os olhares diversos sobre as questões que estabelecem uma relação entre a poesia e a luta contra a opressão dos homens.”

Acompanhe todas as novidades do 9º Festival de Poesia de Lisboa neste link.