Avançar para o conteúdo

20ª edição do doclisboa começa hoje

O Doclisboa comemora 20 anos e dedica a edição a Jean-Luc Godard. A programação é composta por 281 filmes, com 47 estreias mundiais e 28 estreias internacionais. A dança, música, literatura estão também representadas.

Dos 44 filmes portugueses presentes na edição deste ano, 12 voltam a integrar a Competição Portuguesa e 8 são estreias mundiais. Já a Competição Internacional, representada por 13 países, oferece olhares sobre o mundo e sobre o cinema, com uma diversidade formal e estética que questiona o mundo nas suas diversas faces.

Dos filmes da secção Heart Beat que trazem novas abordagens ao universo artístico destacam-se: Lynch/Oz, onde Alexandre O. Philippe monta a relação entre a obra cinematográfica de David Lynch a partir do universo d’O Feiticeiro de Oz; Godard Cinema, de Cyril Leuthy, onde se redescobre o mestre da Nouvelle Vague. De salientar ainda a presença do cineasta e ator francês Mathieu Amalric que estará em Lisboa para apresentar a sua trilogia sobre o músico de jazz (e seu amigo) John Zorn.

Destaque ainda para a antecipação da série Cinekomix!!!, realizada por Edgar Pêra, que explora a relação entre o cinema e a banda desenhada. Em estreia absoluta, o Doclisboa apresenta três episódios sobre três autores de renome internacional — Neil Gaiman, José Carlos Fernandes e Tommi Musturi.

Consulte a programação completa no site oficial do doclisboa.