Escritaria 2022 homenageia Ana Luísa Amaral

A vida e obra de Ana Luísa Amaral será celebrada na Escritaria, em Penafiel. De 16 a 23 de Outubro, o festival prestará assim homenagem a este vulto da poesia nacional que nos deixou recentemente. 

Durante sete dias, a cidade de Penafiel volta a ser invadida por literatura em todos os cantos e recantos e das mais variadas formas. Além da transformação da cidade — com alusões à homenageada nas montras, exposições, arte de rua, teatro, música e apresentação de livros —, a Escritaria contará ainda com algumas surpresas.

Alguns dos destaques da programação da Escritaria 2022 incluem a visita guiada ficcionada pelo património literário de Penafiel, no Bairro dos Livros (16 de Outubro), o espetáculo “RUGE: poemas e canções” protagonizado por Daniela Ónis, Rodrigo Guedes de Carvalho e Rúben Alves (19 de Outubro) ou a apresentação da peça “A Tempestade”, de Ana Luísa Amaral, com encenação exclusiva de Vítor Fernandes (20 de Outubro). Por fim, salientar ainda o encerramento do festival, no dia 23, com o espetáculo “Manifesto pelos leitores de poesia”, com Filipa Leal, Pedro Lamares e participação de Carolina Rocha.

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal e Germano Almeida, Penafiel prepara-se agora para celebrar a vida e obra de Ana Luísa Amaral

O programa completo pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Penafiel.