A “Insularidade e Universalidade na Literatura” é o tema que assinala a X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorrerá na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 6 a 8 de outubro e que irá reunir escritores e poetas de diversos países de língua portuguesa.
José Eduardo Agualusa, Tony Tcheka, Augusta Teixeira, Hermínia Curado, Alexandre Siloto Assine, Mia Couto ou Valter Hugo Mãe são alguns dos autores já confirmados e que irão abordar temáticas como a insularidade, universalidade, inclusão, património, processos de criação literária, entre outros.
O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa anual da UCCLA e tem como objetivo contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores de todos os países de língua oficial portuguesa. Os encontros são organizados pela UCCLA desde 2010.
Ao longo das edições, já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa – incluindo 6 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, Germano Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto -, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.
O programa completo pode ser consultado neste link.