Poetry Ensemble apresenta “No País dos Sacanas” no festival Bairro em Festa

No dia 24 de Junho, o Poetry Ensemble sobe ao palco do Bairro em Festa para apresentar “No País dos Sacanas” ao lado dos Not Forbidden, grupo formado por elementos da comunidade de músicos afegãos a residir em Lisboa. O concerto acontece no Largo do Intendente, pelas 21h30, tem entrada gratuita e servirá para mostrar ao vivo um conjunto de poemas que até hoje continuam a indicar o caminho da liberdade.

Esta atividade insere-se na programação cultural do projecto Residências Refúgio que tem como objectivo apoiar a inclusão e melhoria de condições de vida das pessoas em situação de refúgio, através da mediação, actividades culturais, acesso à habitação, processos documentais e reflexivos. Nasce em 2020 da fusão da missão do Largo Residências, Fórum Refúgio e Fundação Aga Khan, com o apoio do programa BIP /ZIP ( Energia BIP/ZIP ) da Câmara Municipal de Lisboa. Conta, a partir de 2022, com o financiamento do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”.

Bairro em Festa 2023

Em 2023 o festival BAIRRO EM FESTA traz ao eixo Almirante Reis arte, cultura, diversidade, partilha, liberdade, inclusão e união à comunidade. Foram estas as palavras mais referidas quando perguntamos ao público, trabalhadores da cultura, parceiros e pessoas da comunidade envolvidas na última edição.
Entre 22 e 25 de Junho, o Largo do Intendente, o Jardim do Campo dos Mártires da Pátria, o Quartel do Largo do Cabeço de Bola e o Goethe-Institut são o palco e a tela para um conjunto de eventos. São actividades de várias áreas artísticas programadas por uma rede de entidade culturais, da freguesia de Arroios, que, nesta edição, para acentuar ainda o lado bairrista e participativo ao festival, agrega propostas de um open call para artistas e criativos residentes neste bairro do eixo Almirante Reis. Um projecto local que convida o global e que continua a ter como linhas de programação a interculturalidade, a criação contemporânea, a inclusão social, a memória e a tradição, a cidadania e a participação, e a saúde mental.
Continuamos juntos a cuidar da cidade e, em particular, deste bairro-coração que tanto desenvolveu ao longo dos últimos anos graças à acção cultural e social que aqui habita.
Este festival é uma iniciativa promovida pelo LARGO Residências, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC Cultura em Lisboa / Festas de Lisboa e da Freguesia de Arroios, em parceria com uma rede de entidades culturais locais.