Oeiras acolhe debate “Descolonizar as Mentes e a Cultura”

O músico Dino d’Santiago, o escritor Mia Couto e a investigadora Maria Inácia Rezola vão debater o tema “Descolonizar as Mentes e a Cultura” esta terça-feira, em Oeiras, no âmbito do ciclo de conversas “Nómadas do Pensamento”. O debate acontece a partir das 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. A entrada é livre e o debate será transmitido online através das páginas de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras, e do canal de Youtube do Município de Oeiras.

Este evento das Bibliotecas Municipais de Oeiras é comissariado pelo músico português Pedro Abrunhosa e pelo diretor da Universidade Lusófona no Brasil, Paulo Mendes Pinto, e pretende “regressar a temas intemporais, libertos de condicionamentos e espartilhos herdados dos percursos históricos que desde há muito limitaram o debate entre o Religioso, o Espiritual, a Estética e a Filosofia”, segundo os organizadores.

O próximo ciclo de conversas, subordinado ao tema “Descolonizar as Mentes e a Cultura”, terá lugar no dia 04 de julho, pelas 21:30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, e terá como convidados o escritor moçambicano, o músico português de ascendência cabo-verdiana e a investigadora da Universidade Nova de Lisboa especialista em História Institucional e Política Contemporânea.

“Fruto do desenvolvimento dos direitos cívicos, hoje percebemos que a forma de encarar a cultura, especialmente, o passado, está em mudança, desafiando o que era normal”, lê-se na página da Câmara Municipal de Oeiras.

Nesse sentido, a organização do evento considera que a sociedade exige outros olhares e outras vozes: “Não se trata apenas de memória e de cultura, mas da forma de nos vermos, da forma de darmos lugar a nós mesmos numa identidade coletiva, matizada e criada nas múltiplas identidades silenciadas”.