Oeiras acolhe a 5ª Maratona da Poesia

A quinta edição da Maratona da Poesia chega esta quinta-feira a Oeiras, com um programa criado pela Associação Luchapa em parceria com o Município de Oeiras para vê-la, ouvi-la e senti-la nas suas mais variadas formas.

Estão marcadas dezenas de leituras, performances e atuações, que vão acontecer entre as 14h00 e as 00h00 de 21 de Março. As apresentações vão decorrer em diferentes espaços do centro histórico da vila como a Livraria Gatafunho, a Livraria Municipal Verney, o foyer Auditório Municipal Eunice Muñoz e a Biblioteca Operária Oeirense.

Simultaneamente, haverá um espaço no Mercado Municipal de Oeiras para a leitura de poemas pelos autores, entre as 14h00 e as 22h00. Na Livraria Gatafunho, haverá leituras de poemas e uma sessão pensada para os mais jovens, a partir das 19h00, com Ana Paula Faria, António Gouveia e Inês Araújo como anfitriões.

Entre as muitas apresentações na Livraria Verney contam-se, por exemplo, “Sophia — O Espantoso Esplendor do Mundo” (17h00), “Ary dos Santos” (18h00), “Mornas e Poesia Cabo-Verdiana” (20h00), “Poesia Árabe” (23h00) e “Poesia Erótica” (23h30).

Pelo Auditório Municipal Eunice Muñoz vão passar apresentações como “Poemas de Abril”, “Canções Românticas”, “Dança com Poesia” e “Eugénio de Andrade – Arco Poético”.

A edição deste ano vai dar especial enfoque à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Destacamos, por exemplo, a sessão “Poesia de Intervenção e o 25 de Abril” com Etelvira Baltazar (19h30) e “Poemas da Liberdade” (22h30), ambos na Livraria Verney. Já na Biblioteca Operária Oeirense podemos assistir à sessão “50 Anos de Abril” com Jorge Castro (21h00) ou “Poemas e Canções de Abril”, com João Paulo Oliveira (21h30).

Consulte o programa completo neste link.