João Estevens apresenta espetáculo transmedia no TBA

É entre os dias 18 e 22 de Janeiro que o Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, acolhe a estreia de C\:>how2become (data) & dissolve_into: ‘tears‘, de João Estevens. Esta performance, baseada em conceitos e premissas de transmedia, teve como ponto de partida um livro e vários encontros com artistas, e prepara-se agora para conhecer uma nova dimensão.

A narrativa criada por Estevens divide-se assim em quatro fases, “duas delas anteriores à apresentação em palco, numa construção por capítulos a que correspondem diferentes média. Estas fases são simultaneamente independentes e interdependentes. Dando continuidade à investigação artística de João Estevens sobre a relação entre as artes performativas e a cultura digital, este é um objeto que procura expandir o evento performativo e reflectir sobre a condição de espectador”, lê-se em comunicado.

O primeiro capítulo decorreu entre 23 de Novembro e 17 de Dezembro de 2021 com a apresentação de “Livro Performativo”,  em que o público recebeu o primeiro movimento do evento sob o formato de livro. Seguiu-se o capítulo dois com “Encontros One-to-One”, já em 2022, no qual o público foi convocado por telefone para um encontro individual com vários intérpretes.

O TBA prepara-se agora para receber o Capítulo três, que decorre de 18 a 22 de Janeiro na sala principal daquele Teatro. Por último, o Capítulo Quatro arranca a 18 de Janeiro e é totalmente online: a performance e a “performatividade” migram do espaço físico para o virtual, num processo em que os corpos dos performers e o próprio espaço teatral se desmaterializam de forma a originar novas interações digitais e possibilidades de representação não antropomórficas.

Os bilhetes para os últimos capítulos de C\:>how2become (data) & dissolve_into: ‘tears’ estão à venda no site do TBA.