Biblioteca Municipal de Paredes estreia documentário com curadoria de Gonçalo M. Tavares

Esta quinta-feira, 11 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Paredes recebe a estreia do documentário “As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” com curadoria e textos do escritor Gonçalo M. Tavares. A exibição do filme documental tem início às 22h30 e contará com a presença do autor.

“As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” centra-se num conjunto de pessoas que vão partilhar a sua história, os conhecimentos, o saber fazer e as vivências sobre as “artes em madeira” no território de Paredes. Realizado por Lucas Tavares a partir de um processo de recolha etnográfica de Gonçalo M. Tavares, o trabalho pretende mostrar conhecimentos e marcos de figuras, espaços, culturas e tradições características do território paredense, nomeadamente, nas artes em madeira, com destaque para os marceneiros, as carreteiras, os artesãos, entalhadores, escultores e empresas do mobiliário.

Antes da exibição do documentário, às 21h30, na Biblioteca Municipal, Gonçalo M. Tavares é também o convidado do primeiro Café Literário de 2024 para uma conversa com a Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, sobre o seu percurso literário.

O escritor dinamiza, ainda, a atividade “Jogos, dinâmicas de Grupo e Criatividade” a partir do seu livro “O Senhor Brecht e O Sucesso” nos dias 11 e 12 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, e as 14h00 e as 17h00, respetivamente. As atividades decorrem na Biblioteca de Paredes e têm entrada livre.