Abertas as inscrições para o concurso A Secreta Vida das Palavras

Qual a verdade: uma imagem vale mesmo mil palavras? Uma palavra oferece mil imagens? Talvez a resposta não interesse, talvez seja um segredo que apetece descobrir por nós mesmos. A Secreta Vida Das Palavras é um evento do Festival MAP que lança pistas e colaborações entre quem escreve e quem regista o olhar.

Trata-se, na verdade, de um concurso de fotografia aberto à comunidade, em que a imagem serve de inspiração primeira para palavras e música, a fazer justiça ao espírito de interdisciplinaridade do festival.

Até 6 de Março, queremos escolher 50 fotografias que materializem o conceito de PARTILHAR no seu mais amplo significado. A partir desta selecção, um júri convidado pelo MAP irá escolher as melhores, que serão enviadas para Afonso Cruz, André Tecedeiro, Isabela Figueiredo, Raquel Serejo Martins e Valério Romão. Cada um produzirá um texto ou um poema inspirado nas fotografias recebidas. Será então a vez de músicos convidados olharem as imagens e as palavras e musicarem-nas segundo o que lhes ficar gravado na alma: Cachupa Psicadélica, Joana Espadinha & Pir, Luís Severo, Rainhas do Autoengano e Rita Redshoes são os convidados.

Tudo será revelado num espectáculo multimédia em que os músicos apresentarão os temas que criaram a partir do que lhes foi dado a ver e sentir. Neste espectáculo, a fotografia correspondente a cada tema será projectada durante a actuação do músico. As melhores participações serão distinguidas com prémios no valor de 500, 300 e 200 euros (conforme estipulado em regulamento). Haverá ainda um prémio do público no valor de 100 euros.

A palavra como fonte de olhar, o olhar como nascente de sons, a união bela e invisível de tudo isto: talvez seja este o segredo que vale a pena descobrir.

Consulta o regulamento aqui: https://bit.ly/regulamento-secretavida2022

A Secreta Vida das Palavras – Final 2021