A Palavra no Dia Mundial da Poesia

A Palavra, associação cultural, celebra o Dia Mundial da Poesia com o Município de Oeiras.

Para as 24 horas de conversas, poemas, iniciativas, a PALAVRA contribui com uma entrevista de Alex Cortez sobre o MAP – Mostra de Artes da Palavra, (revelando mais pormenores sobre o Festival que acontecerá de 9 a 13 de Junho em Oeiras) às 15h, de domingo, 21 de Março.

Pelas 22h00, é tempo de “Primavera Autónoma das Estradas”. Um espectáculo inédito da LISBON POETRY ORCHESTRA, uma criação exclusiva para a candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 e que pretende ser uma viagem pelo imaginário poético de alguns dos grandes vultos da poesia portuguesa dos dois últimos séculos.

Neste espetáculo multimédia em que a imagem, a música e a poesia se associam numa linguagem poética que a LPO classifica como ‘poemas/canção’, o grupo revisitará a poesia de Fernando Pessoa, Cesário Verde, João de Deus, Antero de Quental, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Alexandre O’Neill, António Maria Lisboa, Pedro Oom, António José Forte, Cláudia R. Sampaio ou Daniel Jonas, entre outros.

A LPO aposta assim na criação de momentos musicais ilustrados pelas imagens projetadas em vídeo e que, com uma iluminação cuidada, uma cenografia muito simples e pela força da poesia que o completa, induzem o espectador num imaginário único e singular.