Café dos Poetas de regresso este domingo

O Café dos Poetas regressa ao Templo da Poesia já este domingo, 13 de Março, pelas 18h00, para uma sessão que terá como tema “Os Poemas Possíveis de Saramago”. Conta com a presença de Sérgio Machado Letria (director da Fundação José Saramago), Miguel Gonçalves Mendes (realizador do filme “José e Pilar”), Mafalda Lopes da Costa (autora e investigadora), e apresentação de Nuno Miguel Guedes. O acompanhamento musical estará entregue a Nuno Faria (contrabaixo).

Sim: de Saramago o tanto que conhecemos e nos ofereceu literariamente está, de forma justa e mais do que reconhecida, ligado à sua obra como romancista e novelista. Por isso e naturalmente a sua poesia terá sempre vivido à sombra do mesmo homem que a escreveu. Mas vale a pena conhecê-la porque, ao mesmo tempo, dá-nos pistas para outro lado do autor e do homem.

A poesia de Saramago é activista, engajada; mas também oferece um lado confessional e íntimo que dificilmente se reconhece na sua ficção. Por isso esta sessão: novas pistas, novas emoções e sobretudo descobertas poéticas deixadas pelo homem que foi José Saramago, tudo conversado e lido, de forma próxima e recíproca.

A entrada no Café dos Poetas é gratuita, mas sujeita à lotação dos espaços. Confira aqui a programação completa.