YO – Youth Orchestra

A “YO – Youth Orchestra” é um grupo musical com um formato próximo de uma Orquestra formado por jovens adolescentes com idades entre os 12 e os 16 anos oriundos de famílias carenciadas e pressupõe acções de formação nas áreas da música e da palavra dita.

Conceptualmente irá desenvolver uma vertente estética e musical em que a Palavra aparece como principal veículo de transmissão de mensagens de carácter interventivo, poético e (ou) narrativo. Será desenhado e planificado um modelo de funcionamento que ditará o seu modus operandi quanto a repertório, ensaios, acções de formação e espectáculos. Quanto ao género ou estilo musical esta formação irá procurar ser original embora a possamos situar entre o Spoken Word e o Rap / Hip-Hop.

YO Youth Orchestra

A ‘YO’ terá um corpo musical formado por 8 a 10 músicos e 4 a 5 vozes.

A sua formação ou modelo de orquestra terá um formato híbrido que poderá incluir um Dj e também uma formação que combine um modelo ‘pop’ mais canónico com alguns instrumentos de orquestra. Dará ainda origem a três combos com formações de 4 a 5 elementos permitindo assim a realização de espectáculos com menos condições logísticas, de espaço e de custo mais reduzido.

A ‘YO’ terá também um programa de formação direccionado aos performers e que terá duas áreas distintas — formação musical e desenvolvimento de técnicas performativas relacionadas com a voz, dicção, escrita poética e expressão corporal.

O projecto terá a sua fase de arranque após a crise pandémica que nos assola, prevendo-se o início das atividades no terceiro trimestre de 2021.