Maria Giulia Pinheiro

Maria Giulia Pinheiro (São Paulo, 1990) é poeta, dramaturga e performer. Vencedora da edição de 2022 do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina com o texto “Isso não é relevante”.

Em 2020 representou Portugal na Copa do Mundo de Poetry Slam, na França, e em 2016 participou no Slam BNDS Nacional da FLUP – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda no curso Discursos: Cultura, História e Sociedade, da Universidade de Coimbra. Editou cinco livros de poesia e apresenta-se ao vivo em diversos espetáculos, entre eles:

“Alteridade”, um espetáculo de poesia expandida, com música, performance e vídeo-arte, que trata da violência contra a mulher;

“A Palavra Mais Bonita”, um concerto lírico em que homenageia as palavras que o seu pai não pôde dizer. A partir de palavras escolhidas pela plateia, a poeta-performer escreve poemas ao vivo e conta a história de como aprendeu a comunicar sem a linguagem verbal quando o seu pai perdeu a capacidade de falar, um ano antes da sua morte.

Booking
Miguel Berger
miguel.berger@apalavra.pt / +351 915 966 350

Voltar à página inicial