Procuram-se fotografias que captem palavras no espaço público para dar origem a poemas e canções. Tiago Torres da Silva, Fernando Pinto do Amaral e Nuno Miguel Guedes são os escritores convidados desta edição.
Mais do que um simples concurso de fotografia a “A Secreta Vida das Palavras” é uma viagem artística que atravessa três linguagens — imagem, texto e som — revelando as múltiplas formas de viver e escutar a palavra. Promovido pela Associação Cultural A PALAVRA, em coprodução com o Município de Oeiras e integrado na programação do MAP – Mostra de Artes da Palavra, este projeto convida à criação em cadeia: primeiro a fotografia, depois a escrita, finalmente a música. O resultado final é um espetáculo multimédia único, construído a partir da relação íntima entre olhares, palavras e sons.
“A Palavra na Rua”
Na quinta edição do concurso, procuramos imagens que revelem a presença da palavra no espaço público — seja ela literal ou metafórica, efémera ou duradoura, urbana ou rural. O tema “A Palavra na Rua” convida a captar inscrições espontâneas em muros, frases solitárias em cartazes, graffitis vibrantes, palavras esquecidas ou sinais enigmáticos no quotidiano. Queremos imagens que falem, inspirem e desassosseguem.
A participação é gratuita e aberta a todos os fotógrafos — amadores e profissionais — residentes em Portugal. As candidaturas devem ser submetidas até 27 de julho de 2025, através do formulário disponível em https://mapoeiras.com/evento/open-call-a-secreta-vida-das-palavras/.
As três melhores fotografias do concurso serão distinguidas com vale-oferta: o primeiro prémio no valor de 500 euros, o segundo prémio de 300 euros e o terceiro prémio de 200 euros. Haverá ainda um Prémio do Público, no valor de 100 euros, atribuído por votação na página de Facebook do MAP – Mostra de Artes da Palavra, entre 5 de setembro e 19 de outubro. Para além da exposição e do espetáculo final, será também editado um catálogo digital com todas as obras selecionadas — fotografias e textos — perpetuando o diálogo entre imagem e palavra.
Escritores convidados
Tiago Torres da Silva, Fernando Pinto do Amaral e Nuno Miguel Guedes aceitaram o desafio de escrever a partir das nove imagens finalistas do concurso de fotografia, que será aberto ao público até 27 de julho. Cada um destes autores irá criar, a partir das fotografias selecionadas pelo júri, três textos ou poemas originais. As obras literárias serão posteriormente musicadas por compositores convidados e apresentadas em estreia absoluta num espetáculo multimédia que terá lugar a 16 de novembro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.