Festival MAP – Mostra de Artes da Palavra está de regresso

À terceira edição do festival MAP – Mostra de Artes da Palavra, parece haver poucas dúvidas: esta é a festa da palavra em todas as suas formas e possibilidades, uma festa que já se terá instalado no coração e vontade de todos os que a fazem e frequentam.

Este ano não será excepção. Com algumas novidades, o festival MAP – Mostra de Artes da Palavra, irá reforçar o carácter participativo e de comunidade que sempre esteve na origem deste evento único em Portugal. O tema: O Poder da Palavra.

Para que fiquem a conhecer melhor este conceito, a sua programação e as muitas dezenas de participantes, não faltem à apresentação/conferência de imprensa do festival, marcada para as 16h00 do dia 21 de Setembro, na Livraria Verney, em Oeiras. Este momento muito especial contará ainda com um showcase pelo colectivo Poetry Ensemble e também com a participação de Fernando Pinto do Amaral, Gisela Casimiro, Nuno Miguel Guedes, Ustad Fazel Sapand (músico e poeta Afegão) em pequenas performances poéticas.

Nessa mesma noite regressam as Conversas ao Espelho: desta feita, será Hugo van der Ding a comandar a entrevista à compositora Márcia. A segunda das Conversas ao Espelho acontece no dia 21 de Setembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Algés e tem entrada gratuita.

Nessa altura, o Café dos Poetas voltará também a abrir portas no seu formato tradicional, com excelentes convidados e dois temas que prometem. Começamos com a sessão Poesia e Futebol, marcada para o dia 22 de Setembro, às 21h30, na Sala de Exposições do Palácio do Egipto, e que vai contar com com Rui Miguel Tovar, Afonso de Melo, Irene Palma, Luís Bastos, Nuno Miguel Guedes e a Associação Luchapa.

Na semana seguinte, celebramos Cesariny – O Virgem Negra com uma sessão no 29 de Setembro, às 21h30, na Livraria Verney. Juntam-se a nós Rita Loureiro, Miguel Gonçalves Mendes, Fernando Pinto do Amaral, Flak, Nuno Miguel Guedes e a Associação Luchapa.

Também nesse fim de semana, e à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Poetry Bus irá circular e distribuir música e poesia a todo o concelho de Oeiras. Ana Simon, iago moura mota e Miguel Sopas estarão encarregues da poesia, Rini Luyks conduzirá a música. O Poetry Bus circulará nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro.

Um mês de Outubro dedicado ao Poder da Palavra

Os dias 5, 6, 7 e 8 de Outubro irão corresponder à fase mais intensa do festival, com uma série de eventos programados para essa fase. Tudo começa no dia 5 de Outubro, com a conferência República das Palavras.Marcada para o Hotel Vila Galé, esta conferência abre o festival com a participação de Álvaro Laborinho Lúcio, Cláudia Marques Santos, Luca Argel e Sandra Baldé (Umafricana) e outros convidados a anunciar – será certamente uma belíssima maneira de observar o poder da palavra

Nos dias seguintes, a Poesia Está Na Rua (6, 7 e 8 de Outubro, no Parque Anjos) reunirá uma série de concertos gratuitos e imperdíveis com nomes como B Fachada, Aníbal Zola, rainhasdoautoengano e Duques do Precariado. No último dia, a 8 de Outubro, esta celebração muda-se para o Auditório Municipal Ruy de Carvalho onde iremos acompanhar a estreia dos espectáculos de Lula Pena e Ana Deus (bilhetes já à venda).

Uma das novidades deste ano e que também acontecerá nestes dias é o Posto de Escuta (5 de Outubro, no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos), uma colaboração com as associações culturais do concelho de Oeiras e que dá relevo e vida às actividades por elas desenvolvidas. Assim se pratica um valor que é fundamental no festival MAP – Mostra de Artes da Palavra: a proximidade com a comunidade. A entrada será gratuita.

A não perder, também, a final do concurso A Secreta Vida Das Palavras (6 de Outubro, no Auditório Ruy de Carvalho), espectáculo multimédia com as fotografias seleccionadas de uma chamada nacional e com poemas de Catarina Santiago Costa, Filipa Leal, Gisela Casimiro e Maria Brás Ferreira – musicados e cantados por Ana Bacalhau, Mafalda Veiga, Silly e Rita Braga. Os bilhetes já estão à venda.

De destacar também o projecto Reconstituição da República (6 de Outubro), em que músicos e poetas como José Anjos, Filipe Homem Fonseca, Maria Giulia Pinheiro ou Patrícia Relvas (entre outros) refazem à sua maneira a lei fundamental portuguesa. A entrada é gratuita e o espectáculo acontece no Parque Anjos.

Nesta altura também irão funcionar uma série de workshops, conferências, ateliers e programação infantil (a ser anunciados em breve). Pelo meio, ouviremos as novas vozes da poesia europeia no âmbito da Versopolis, bem como dos vencedores da terceira edição do Voz – O Poder da Palavra. E, no final do dia, ainda se irá poder dançar a palavra com o Poetry Clubbing (7 de Outubro, Fábrica da Pólvora): Beatbombers (DJ Ride & Stereossauro), DJ Marfox e Sir Scratch + DJ Big são os primeiros nomes confirmados. Os bilhetes já se encontram à venda.

Mostra de Artes da Palavra com estreias exclusivas

Mas o festival MAP – Mostra de Artes da Palavra não se irá esgotar nestes três dias repletos de eventos. Até ao final de Outubro, haverá tempo para a estreia absoluta do espectáculo de Nuno Artur Silva e Zé Pinheiro – chama-se “Erros Meus, Poesia Incompleta” e acontece às 21h30 do dia 13 de Outubro, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Os bilhetes serão colocados à venda em breve.

Umas horas antes, pelas 18h00, o Palácio Marquês de Pombal acolhe mais uma das Conversas ao Espelho: desta feita, Bernardo Mendonça estará à conversa com Anabela Mota Ribeiro, numa sessão de entrada gratuita.

No dia 14 de Outubro, o destaque vai para a conferência de Gustavo Cardoso com “As Pessoas são a Mensagem” (mais informações em breve).

O mês termina com um Café dos Poetas no dia 30 de Outubro, desta feita dedicado aos “Poetas Malditos”. Acontece às 21h30, na Livraria Verney e terá a participação de Raquel Nobre Guerra (poeta), Valério Romão (escritor), José Anjos (poeta), Filipe Homem Fonseca (theremin), Nuno Miguel Guedes (moderação) e Associação Luchapa.

O MAP – Mostra de Artes da Palavra é uma co-produção entre a associação cultural  A Palavra e o Município de Oeiras.