Poesia e fado cruzam-se em nova rubrica da Mostra de Artes da Palavra

O MAP – Mostra de Artes da Palavra afirma-se cada vez mais como palco de diálogo entre criadores e públicos, onde a palavra se cruza com outras disciplinas artísticas e encontra novas formas de celebração em Oeiras. A cada edição, novas propostas artísticas encontram lugar num programa que privilegia a palavra nas suas múltiplas formas. Em setembro, o MAP Oeiras inaugura uma nova rubrica que promete unir tradição, poesia e música: O Fado dos Poetas.

No dia 20 de setembro de 2025, pelas 21h30, o Tempo da Poesia – Parque dos Poetas, em Oeiras, acolhe este concerto especial de entrada livre. Em palco estarão Marta Rosa e Miguel Candeias nas vozes, acompanhados por Fernanda Maciel na guitarra portuguesa e Nuno Estevens na viola de fado.

Um tributo aos poetas de Lisboa

A sessão inaugural de O Fado dos Poetas tem como mote os Poetas de Lisboa. Cidade de poetas e de fadistas, Lisboa é o ponto de encontro entre a música e a poesia, entre a palavra escrita e a palavra cantada. Neste espetáculo, a poesia de José Carlos Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, entre outros, será revisitadas e transformadas em fado, oferecendo ao público uma experiência de emoção e reconhecimento.

Fado e poesia: uma união natural

Ao longo da sua história, o fado encontrou inspiração na poesia e muitos poetas encontraram no fado um veículo privilegiado para dar vida às suas palavras. O Fado dos Poetas nasce dessa cumplicidade antiga, procurando renová-la e trazê-la ao público contemporâneo.

Esta iniciativa é organizada pela associação cultural A Palavra, em co-produção com o Município de Oeiras e com o apoio das Bibliotecas Municipais de Oeiras.