Grammys 2023 estrearam prémio de poesia

Durante décadas, os prémios de Spoken Word atribuídos nos Grammy foram para audiolivros narrados por pessoas como Barack e Michelle Obama, Carrie Fisher, Stephen Colbert e outros – “Best Audio Book, Narration & Storytelling Recording” era o título oficial da estatueta. 

Mas este ano, os poetas tiveram direito ao seu próprio prémio: Best Spoken Word Poetry Album (Melhor Álbum de Spoken Word de Poesia, em tradução livre), que foi arrebatado por J. Ivy com o álbum “The Poet Who Sat by the Door”.

J. Ivy é um poeta de Chicago e foi um dos membros da Recording Academy – entidade organizadora dos prémios Grammy – que mais lutou pela criação da nova categoria. Como haveria de dizer em entrevista à NPR para enaltecer a importância histórica deste momento, “é um poeta que vai levar para casa um Grammy e será o primeiro poeta a fazê-lo desde Maya Angelou”.

J. Ivy tornou-se assim no primeiro poeta a ser laureado com um Grammy em 18 anos (Maya Angelou venceu o prémio em 1994, 1996 e 2003). Os outros nomeados incluíam Ethelbert Miller, Amanda Gorman, Malcolm-Jamal Warner e Amir Sulaiman.