Chama-se Puro Conto o festival que entre amanhã e sábado regressa à Casa da América Latina em Lisboa. Dedicado a mostrar o que de melhor se escreve, edita e publica para lá do Atlântico, o Puro Conto irá apresentar uma oficina de escrita criativa, leituras encenadas de microcontos de Augusto Monterroso e café com contos.
Já esta quarta-feira, pelas 18h00, o festival vai apresentar a conversa “O poder do conto na América Latina – Viagens da Literatura”, uma conversa com Pedro Crenes Castro (Panamá); Victor Hugo Pérez Gallo (Cuba); Duarte Pereira e Rosa Azevedo (Portugal) Mempo Giardinelli (Argentina). No sábado, é a vez de “Rotas da palavra: edição e tradução”, uma conversa com moderação e participação de Isabel Araújo Branco, Carla Bessa (Brasil), Karla Suarez (Cuba) e Bruno Vieira Amaral.
O programa fica fechado com os momentos de café com contos – em que os contistas e os leitores poderão apreciar uma boa chávena de café enquanto trocam impressões e experiências de leitura – e a oficina de escrita criativa orientada por Nara Vidal, marcada para sábado de manhã. Esta é a única actividade que requer inscrição (através do email reservas@casamericalatina.pt) e tem um custo de 25€.
O festival Puro Conto decorre na Casa da América Latina e tem entrada gratuita. O programa completo pode ser consultado aqui.