
A Lisbon Poetry Orchestra (LPO) é um coletivo multidisciplinar formado por músicos que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.
É no ano de 2022 que a Lisbon Poetry Orchestra apresenta o seu novo álbum “Os Surrealistas”, dedicado a um grupo de artistas e poetas que, num Portugal cinzento, percebeu a urgência da liberdade. É a partir do extraordinário legado deste movimento artístico que a LPO vai buscar a matéria para a construção de um disco, um livro e um espetáculo que é também uma viagem pela obra de alguns dos seus mais ilustres representantes.
“Os Surrealistas” Fotografias de Vitorino Coragem Pinturas de João Alves
António José Fortes, António Maria Lisboa, Alexandre O’Neill, Mário Cesariny, Fernando Lemos, Henrique Risques Pereira, Carlos Eurico da Costa, Pedro Oom, José Augusto França, Vespeira, António Pedro e Mário Henrique Leiria são alguns dos poetas que inspiraram a LPO a desenvolver um imaginário estético e musical numa visão contemporânea, onde as técnicas e o estilo deste movimento serão a sua principal influência.
A LPO, em 2017, editou também o livro/CD “Poetas Portugueses de Agora” um trabalho que apresenta uma metodologia criativa muito singular em que cinco poetas (Valério Romão, Paulo José́ Miranda, Cláudia R. Sampaio, Filipa Leal e Daniel Jonas), a partir de um conjunto de temas musicais e por eles inspirados, escreveram para uma edição que conta com a participação do artista plástico Daniel Oliveira.
Booking
Filipa Patrício
filipa.patricio@apalavra.pt / +351 964 281 301