Categoria: Artistas
Lisbon Poetry Orchestra ao vivo no Festival Literário de Macau
🎵 No dia 29 de Março, a Lisbon Poetry Orchestra apresenta “Os Surrealistas” no Festival Literário de Macau. O concerto acontece no Teatro D. Pedro V, às 20h30, e conta com a participação especial da Xana (Rádio Macau). Ao longo de dez dias, o festival propõe uma programação com palestras, exposições, concertos, oficinas e muito…
Maria Giulia Pinheiro
Maria Giulia Pinheiro Maria Giulia Pinheiro (São Paulo, 1990) é poeta, dramaturga e performer. Vencedora da edição de 2022 do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina com o texto “Isso não é relevante”. Em 2020 representou Portugal na Copa do Mundo de Poetry Slam, na França, e em 2016 participou no Slam BNDS Nacional da…
Fred e Regina Guimarães
Fred Ferreira (produtor do álbum “Os Surrealistas” da Lisbon Poetry Orchestra, além de inúmeros outros projectos) e Regina Guimarães (poeta, dramaturga e letrista de bandas como os Três Tristes Tigres) são os mais recentes membros da família A Palavra. O duo estreou-se em 2023 com “Mãos no Fogo”, disco colaborativo em que cada música produzida…
A Secreta Vida das Palavras
A Secreta Vida das Palavras As palavras mostram, as palavras escondem-se, as palavras habitam o mundo e a alma. Têm vida própria, discreta ou exibicionista, gentil ou reivindicativa. E assumem formas inesperadas vindas de lugares inesperados. Não por acaso elas existem em todo o lado, de todas as maneiras. É esse movimento perpétuo que o…
Voz – O Poder da Palavra
Voz – O Poder da Palavra Voz – O Poder da Palavra é o primeiro concurso de eloquência e oratória de Portugal, agora na sua 5ª Edição. Depois de passar pelo concelho de Oeiras (2021) e da Amadora (2022), em 2023 o concurso estendeu-se a todo o território nacional tendo reunido centenas de participações. Voz…
Naked Lunch
Naked Lunch O quarteto de cordas Naked Lunch – formado por Francisco Ramos (composição/arranjos/violino), Fernando Sá (violino), João Paulo Gaspar (viola d’arco) e Tiago Rosa (violoncelo) – foi criado em 2016, com o intuito de integrar a Lisbon Poetry Orchestra. Em 2024 editam o seu primeiro álbum, “Dismantled”, que o quarteto descreve como uma visão…
Nuno Artur Silva
Nuno Artur Silva “Erros Meus, Poesia Incompleta” é o título do novo espectáculo de Nuno Artur Silva com cenografia audiovisual de ZefPinheiro, e que antecipa o livro de poesia com o mesmo nome que será publicado em 2024. Nele, encontramos uma colecção de poemas de Nuno Artur Silva, escolhidos de entre aqueles que escreveu desde…
Os Poetas do Povo
Os Poetas do Povo O conceito desta tertúlia poética baseia-se sobretudo naquilo que consideramos ser “poesia de proximidade”. Trata-se de uma forma de divulgação cultural – neste caso a performance poética – levada ao público de forma informal, próxima e interactiva. Esta sessão conta com a presença do nosso anfitrião Nuno Miguel Guedes e de…
Coisas que há que não há
Coisas que há que não há As palavras têm forma, têm sons e cores, e as palavras têm gestos. Há palavras bailarinas. As palavras multiplicam-se e dividem-se. As palavras reinventam-se. Há quem use palavras caras e há caras que anunciam palavras. Há quem cante palavras e há quem ouça palavras em melodias. A palavra é…
Poetry Ensemble
Poetry Ensemble O Poetry Ensemble é um projeto satélite da Lisbon Poetry Orchestra. Foi concebido para a realização de espetáculos temáticos sobre um autor, um movimento artístico, uma efeméride ou outros temas relacionados com literatura ou poesia. A sua formação é variável e adaptável ao espaço de apresentação, podendo incluir vários convidados de acordo com…
Lisbon Poetry Orchestra
Lisbon Poetry Orchestra A Lisbon Poetry Orchestra é um coletivo multidisciplinar formado por músicos e poetas que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem única à descoberta e reinvenção da palavra dita. Os primeiros passos do colectivo são dados em 2015, ano em que a LPO apresenta no Centro Cultural de…
Bolsa de Poetas e Dizedores
Bolsa de Poetas e Dizedores No início era o verbo, fazer. Mas, na verdade, foi precisa uma emissão de som para ocorrer a célebre frase “Faça-se Luz”. Antes fez-se som, o som da palavra. O som da palavra que provoca reacções e faz acontecer coisas. Idealmente dias felizes, pessoas melhores, mundos mais luminosos. A Bolsa…