Categorias
Poesia

Oeiras celebra o Dia Mundial da Poesia

Realizado anualmente a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia celebra uma das formas mais preciosas de expressão e identidade cultural e linguística da Humanidade. Praticada ao longo da História – em todas as culturas e em todos os continentes – a poesia fala da nossa humanidade comum e dos nossos valores compartilhados, transformando o mais simples dos poemas em um poderoso catalisador para o diálogo e a paz.


A UNESCO adotou pela primeira vez em 21 de março como Dia Mundial da Poesia durante sua 30ª Conferência Geral em Paris, em 1999, com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de serem ouvidas línguas ameaçadas. O Dia Mundial da Poesia é a ocasião de homenagear poetas, reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia, promover a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social.
Oeiras celebra o Dia Mundial da Poesia com uma programação de 24 horas dedicada a esta forma de excelência da criação humana. Oeiras, que criou o maior parque ibérico dedicado à poesia, o Parque dos Poetas.


Oeiras, que na Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, tem um eixo que lhe é dedicado.
Oeiras, que inicia este ano um conjunto de programações imersivas para celebrar a Poesia e a levar a todos os munícipes e a quem nos visita. Desde as escolas às universidades seniores, das associações culturais ao comércio, do espaço público aos lugares institucionais, queremos dar forma a um futuro onde a Poesia nos acompanhe e nos dê voz.

Toda a programação do dia 21 de março em: oeiras.pt e oeiras27.pt