Categorias
Livros

Um leitor com pés e cabeça

Francisco Geraldes é jogador profissional de futebol no Rio Ave e gosta de ler. Há anos foi notícia por ler horas antes de um jogo, e há quem o acuse de  andar com um livro só para se exibir… Longe vão os tempos míticos da Académica de Coimbra, dos seus jogadores licenciados, e de Artur Jorge, o jogador poeta, que além de marcar golos também escrevia livros. Mas a verdade é que Francisco Geraldes lê mesmo e por isso, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e o seu actual clube, criou a rubrica “As Leituras do Francisco“.

O objectivo é promover “a leitura junto dos mais novos, mostrando que o livro é o alimento da alma, do conhecimento, da partilha, da experiência e da sabedoria”. Saramago, Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, Orwell, Kafka ou Thoreau, são alguns dos seus autores de balneário. 

No primeiro vídeo, que tem como “cenário” a Casa-Museu de José Régio, escritor natural de Vila do Conde, Geraldes destaca e lê um excerto de “O Principezinho“, de Antoine de Saint-Exupéry, e sugere ainda “Alice no País das Maravilhas“, de Lewis Carroll, “A Noite“, de Elie Wiesel e “Mil Sóis Resplandecentes“, de Khaled Hosseini. Para a próxima sessão Clarice Lispector ou John Steinbeck? Podem ajudar na escolha… 

Para mais informações consulte este artigo disponível na Comunidade de Cultura e Arte.