Categorias
Performance

A Culturgest procura leitores. De números. Ou melhor, de datas

No último dia da Exposição Invisível, a Culturgest assina a presença da obra do artista japonês On Kawara com a apresentação ao vivo da peça que ocupou, nos últimos meses, a segunda sala da exposição em Lisboa.

One Million Years traça a passagem dessa gigantesca massa de tempo – um milhão de anos – na voz de mulheres e homens que lêem, à vez, a imensa sucessão de anos, a partir de livros desenhados por Kawara para o efeito. À regra imutável do tempo que passa juntou o artista uma outra, não menos inflexível, mas de resultado variável: cada apresentação desta peça deve deixar ouvir a pronúncia em inglês dos leitores que lhe dão corpo. Os anos passados são dedicados a todos quantos já viveram e os futuros, ao último de nós que existir.

Todas as leituras seguem o mesmo formato: os leitores surgem aos pares, um homem (que lê os anos ímpares) e uma mulher (que lê os anos pares). Cada sessão começa onde a leitura anterior terminou. As datas lidas são retiradas de One Million Years: Past e de One Million Years: Future e são sempre recitadas em inglês.

Cada participante lerá um trecho de aproximadamente 20 minutos e a sua participação ficará registada nos arquivos da Fundação On Kawara tornando-se assim parte deste gigantesco projeto.

 Se tiver gosto pela leitura monótona de datas distantes e quase impensáveis, envie um email com o seu nome e contacto, indicando o dia preferido (sábado ou domingo).

Inscrições abertas até 13 janeiro, através do email culturgest.inscricoes@cgd.pt